Horário do Clube de Arqueologia


Terça-feira, das 16:10 às 17:40.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Evidências do Património Local

Nós fomos a Montalvão numa visita…
A visita começou com um filme que “falava” sobre os antigos pastores.

  • O que vimos?
    Nós fomos ver uma exposição que mostrava materiais antigos como: tesouras para fazer a tosquia ás ovelhas, um pó de pedra (cinza de carvão) que servia para curar as feridas, uma máquina que servia para escoar os queijos, chocalhos para vacas, perus, ovelhas e cabras, também havia bonecos em cortiça e muitas outras coisas…
  • O que aprendi?
    Com esta visita aprendi muito sobre antigamente: como viviam os pastores, como tosquiavam as ovelhas, como aproveitavam a lã e o leite e outras coisas…



    Chocalhos para perus


    Utensílios para a Tosquia


A visita de estudo a Montalvão.

O objectivo da visita era recordar as coisas de antigamente.
Era numa escola antiga.Primeiro vimos um filme pequeno, onde se retratava a vida de antigamente. Vimos as pessoas dessa aldeia, as roupas e actividades.Depois, fomos ao pátio daquela escola e vimos uma cabana em palha que servia para os pastores se abrigarem. Estas cabanas já estão a desaparecer. Aqui nós brincamos um pouco.
A seguir fomos para o rés-do-chão da escola e vimos lã de ovelha, tirada por pessoas. Depois vi uma máquina onde se fazia queijo. Vi manequins que mostravam os fatos das pessoas naquela altura, os chocalhos de diferentes cores e tamanhos, para diferentes animais.
A seguir vimos fotografias de pessoas que trabalhavam desde muito novos.
E foi assim a visita à Exposição Etnográfica em Montalvão.



Ferrado para a ordenha das ovelhas


Utensílios para a produção de queijo



O clube de Arqueologia fez uma visita de estudo a Montalvão.

Fomos ver uma exposição Etnográfica, que apresentava a antiga aldeia de Montalvão.Nesta exposição vimos um pequeno filme de Montalvão, das tradições e conhecimentos das pessoas idosas que lá vivem desde que nasceram.
Depois do filme vimos uma pequena exposição que tinha alguns instrumentos com que os pastores trabalhavam. Esses instrumentos são: Chocalhos, tesouras de cortar a lã, alguns instrumentos feitos em barro e em cortiça.


Tarro - Recipiente para transportar a comida, pois a cortiça mantém a temperatura.

Também estavam três manequins com os trajes daquela época, alguns presépios e uma coleira de cão. Já no final da visita vimos uma "casa" feita de palha onde os pastores dormiam e ao lado umas cancelas onde ficava o gado.


Chouço

Exposição Etnográfica em Montalvão

No dia 16 de Dezembro de 2009 fomos a uma Exposição Etnográfica em Montalvão.Fomos com os professores: Nuno Prates e a professora Cacilda Basto.
Quando lá chegámos, fomos a uma escola antiga que agora é um museu, fomos recebidos por um senhor chamado Rui Correia que trabalhava lá. De seguida subimos umas escadas que davam a uma sala, onde nos sentamos numas cadeiras. Nessa sala era onde se davam aulas ás crianças. O senhor, que era muito simpático, falou-nos um pouco daquilo que ia-mos ver no filme e no museu.
Depois visionámos o filme, onde se falava das várias formas de cortar a lã aos animais, da forma como faziam os queijos e por fim de Montalvão. Primeiro, vimos os instrumentos que os pastores usavam antigamente para cortarem a lã das ovelhas. Eles usavam facas e tesouras para cortarem a lã. Depois evoluiu, e os pastores começaram a utilizar máquinas. Também vimos, como se faziam os queijos antigamente. Estes eram feitos à mão mas agora são feitos em grande quantidade com a ajuda de máquinas.
Depois, descemos as escadas e fomos ver uma sala do museu. Aí, vimos os chocalhos que os animais usavam e vimos uns muito engraçados, muito pequenos que eram usados pelos perus. Também vimos os fatos que os pastores usavam e as roupas dos filhos que os acompanhavam. Lá existiam dois bonecos: um estava vestido com os trajes que as mulheres levavam aos casamentos e o outro vestia os trajes das mulheres do campo.

Traje utilizado pelas mulheres

Numa parede estavam colocadas fotografias de pessoas e crianças a trabalharem. Quando saímos dessa sala, na entrada vimos outras roupas que eram feitas com pele de animais.Saímos por uma porta que dava para a rua, onde vimos uma casa onde os pastores dormiam e era feita de colmo. O senhor Rui Correia disse que já existiam poucas.E terminamos a nossa visita de estudo.

Autores:
Catarina Carapeto, 6ºA
André Abrantes, 5ºB
Soraia Santos, 7ºA
Mariana Gavetanho, 5ºB

3 comentários: